terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sopa de Alface e Agriões com Arroz

Brrrr... que frio! O Inverno é aquela estação que eu espero sempre que passe bem rápido, porque sou extremamente friorenta e muitas vezes a única maneira de me sentir suficientemente quente é se me entupir de roupa!

Quando chego a casa, já de noite, com o corpo frio e muitas vezes molhada da chuva, não há nada que me saiba tão bem quanto uma sopa bem quente.
Não só aquece o corpo, como também aquece a alma!



Ingredientes:

1 Alface grande
1 molho de Agriões médio
1 Batata grande
1/2L de Caldo de Carne
3 colheres de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa bem cheias de Arroz
Sal
Pimenta Preta moída na altura


Preparação:

Separe a alface e os agriões em folhas, rejeite as mais velhas, lave-as bem e rasgue-as em pedaços.

Derreta a manteiga, junte os pedaços dos vegetais e deixe cozinhar por dois minutos.

Descasque a batata e corte-a em cubos.

Junte-os aos vegetais, regue com o caldo de carne e deixe levantar fervura.

Tempere com sal (pouco, em atenção ao teor do sal do caldo de carne) e pimenta. Deixe cozinhar.
Reduza a sopa a creme, leve-a novamente ao lume e deixe levantar fervura.

Junte o arroz e deixe continuar a ferver lentamente.

Na hora de servir, pode adicionar uma colher de natas batidas em cada um dos pratos.


Fonte: Cozinha Económica de Manuel Luís Goucha (receita com algumas alterações)

7 comentários:

Eliana Scaramal disse...

Uso que deu ao alface pra mim foi uma total novidade, aprendi mais uma e fiquei encantada!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Natércia disse...

Querida ficou uma delicia!Um beijinho...

Xana disse...

Bem, com este frio, é mesmo o que apetece :).. sopa quentinha..
bjinhus

Mão na Massa disse...

Ola!

Visito.te hoje neste novo cantinho e desejo.te boa sorte!

Bjs

Cenourita disse...

Olá Andrea
Faço muitas vezes sopa de alface, assim em forma de creme, é muito apreciada cá na Tasca e dizem que é uma sopa calmante :)

Tem um Natal Feliz!

Beijocas***

EU MULHER disse...

Olá querida Andrea! Sabe que eu nunca experimentei essa sopa gostosa? Estou ansiosa para fazê-la.


Um bju e Feliz 2009!!

Anónimo disse...

禮服店 酒店上班
打工兼差 台北酒店 酒店
酒店兼差 酒店打工 酒店經紀 酒店工作 酒店PT 酒店兼職